Home

 

 

 

 

Kenny Barron/ Dave Holland Trio
Featuring Johnathan Blake
Without Deception
CD Dare2 Records 2020

 

 

Without Deception não é um disco pretensioso, ele é apenas o prazer da música, apenas o encontro de dois grandes músicos, e o apenas é tudo.

Kenny Barron será o mais melodioso dos pianistas bop, mas há algo que faz a diferença nele, que é o peso nos dedos. O ataque, a forma como aborda as teclas, denuncia-lhe de imediato a origem, bem longe da formação clássica da maioria dos pianistas da actualidade. Ao lado dele, Dave Holland é um contrabaixista poderoso, mas simultaneamente melódico, mas ele é sempre intrusivo. O contrabaixo canta como um saxofone, nota a nota, mais do que um simples sideman. Os dois conheceram-se há mais de trinta anos, reencontraram-se em 2014 para fazer um disco em duo, «The Art of Conversation», e juntaram-lhe agora o versátil e proficiente Jonathan Blake, com quem o pianista tem tocado. A arte e a alegria do diálogo, é o que percorre todo o disco, como dois amigos que se conhecem e se apreciam.

O disco começa com uma bossa nova, «Porto Alegre», e ao Brasil retornam em modo mais sereno em «Until Then». Barron oferece o grosso das composições, entre as quais o enérgico «Speed Trap», Dave Holland concorre com «I Remember When» e ainda «Pass It On», nome de um dos seus discos de 2008, a quem o trio oferece a abertura a um solo da bateria, e Mulgrew Miller, Thelonious Monk e Duke Ellington são também chamados a contribuir.

Já não há pianistas assim. Como nunca houve baixistas assim. E no entanto tudo se passa como se nada se passasse. Sem decepção.

Kenny Barron (p)
Dave Holland (ctb)
Johnathan Blake (bat)

(Este texto foi publicado no Jornal de Letras)